Observações sobre tudo e sobre coisa nenhuma
11.3.08

No passado Domingo teve lugar mais uma edição do Festival RTP da Canção com a finalidade de escolher a música que vai representar Portugal no Festival da Eurovisão.

Devo dizer que há alguns anos afastei-me destes carnavais e deixei de ver estes concursos mas este ano, influenciada pelo conhecimento de que o Ricardo da OT com o seu vozeirão ía interpretar uma música com letra do Nuno Markl e Maria de Vasconcelos, quis ver.

Acho que enquanto programa de entretenimento esta edição apresentou um aspecto mais fresco. Também foi bom verificar a aposta dos produtores em vozes saídas do concurso de talentos vocais da RTP, Operação Triunfo, dado o número de representantes deste programa ao longo das suas 3 edições. Parece-me uma boa aposta pois merecem a oportunidade.

No entanto, deixar a decisão nas mãos do público é que não terá sido grande ideia. O público devia ser capaz de separar as águas e votar com a razão e não com o coração. Uma coisa é a Operação Triunfo e outra é o Festival da Canção. Mas parece-me que a distinção não foi feita e assim os dois finalistas foram a Vânia e o Alexandre, concorrentes da última OT. Por momentos, parecia estar a ver aquele momento dramático em que um aluno fica a saber se fica ou sai da escola. Nenhuma das duas músicas era a minha eleita mas claro que ganhou a canção da Vânia, que pasme-se! foi  a vencedora da OT em 2008. Claramente  a música “Senhora do Mar” beneficiou do efeito OT.  Não era, quanto a mim, a melhor música, nem a mais apropriada para um festival (no entanto, pode vir a fazer um brilharete e oxalá que sim) pois não é uma música “orelhuda”. Já a minha preferida (pelo estilo descomplexado e bem humorado), Magifantasticamente dos Blá Blá Blá é uma música bem disposta, alegre e muito mais festivaleira do que o estilo batido do português triste, sombrio e deprimente, ainda que interpretado por uma excelente voz. Aliás, a voz da Vânia não está em causa. O que custa é ver que grande parte do público optou pela via mais fácil e se houve uma ilha a votar na Vânia na OT, votou na Vânia no Festival.

 

link do postPor costela de adão, às 19:46  para dizerem algo

Pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
Março 2008
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
13
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
links
A Passear no Paraíso